21 abril 2010

INDISCIPLINA NA ESCOLA - PROJECTO “MAIS EDUCAÇÃO”

A Associação de Pais e EE, no início do seu actual mandato, colocou nos seus objectivos de intervenção o problema da indisciplina na escola.
A sociedade tem perdido valores e tanto o próprio sistema como alguns pais, não têm conseguido impor comportamentos aos nossos jovens, que se coadunem com o civismo, com o respeito pelos adultos e pelas hierarquias, com o cumprimento de obrigações, com hábitos de estudo, etc.
Sendo certo que, nem a escola nem a Associação de Pais e EE tem a capacidade de intervir com eficácia fora da escola e alterar esta forma de (des)educar, resta criar regras claras de comportamento e aplicá-las implacavelmente dentro da escola.
Atentos à preocupação também manifestada por Professores e Auxiliares, decidiu a APETEL aliar-se à Direcção da Escola Teixeira Lopes, no sentido de se criarem mecanismos que coloquem o ambiente da escola em patamares aceitáveis de educação, respeito e disciplina.
Nesse sentido, foi já desenvolvido um Quadro de Comportamentos Impróprios e de Castigos, que está designado como Quadro “MAIS EDUCAÇÃO”.
Este Quadro encontra-se em período de discussão por todos os intervenientes da comunidade da escola: professores, auxiliares, alunos e pais.
A APETEL está encarregada de promover junto dos pais esta discussão e designou o próximo dia 23 de Abril (6ª feira), para receber os pais que pretendam exercer a sua crítica ao Quadro “MAIS EDUCAÇÃO”. A reunião, que contará também com as presenças do Presidente da FEDAPAGAIA e CONFAP  o nosso companheiro Albino Almeida e do Director do nosso Agrupamento, o Dr. Filinto Lima, ocorrerá no Auditório da Escola entre as 21.30h e as 23.00h.
No final desta fase de debate, o Quadro tomará a sua versão definitiva e será submetido à aprovação do Conselho Geral do Agrupamento, para ser institucionalizado e levado à prática.
Venha participar e ajudar a transformar o local onde os nossos educandos passam a maior parte das suas pequenas vidas, numa comunidade promotora de valores, de respeito, de disciplina e de educação.

Sem comentários: