06 novembro 2009

Assembleia Geral Ordinária - 16/Nov/2009, pelas 21h00, no Auditório da Escola

Para conhecimento de toda a comunidade educativa da Escola EB 2/3 Teixeira Lopes, e em particular dos Pais, Mães e/ou Encarregados de Educação dos respectivos Alunos, publica-se aqui a Convocatória para a Assembleia-Geral ordinária do próximo dia 16/Nov/2009 (segunda-feira), pelas 21h00, no Auditório da Escola Teixeira Lopes.

Como ponto principal da AG, será levada a efeito a eleição dos Órgãos Sociais da APETEL para o mandato correspondente ao ano lectivo de 2009/2010.

Torna-se, assim, fundamental a presença de todos os EEs da Escola, dada a relevância consubstanciada neste tipo de AGs, e esta, em particular, por incluir um conjunto de matérias formalmente importantes para o futuro próximo, quer da APETEL, quer, essencialmente da própria Escola.

Contamos com todos para, de uma forma muito participativa, podermos manter uma posição assertiva nas matérias e questões que directamente se interligam com o ensino e a educação dos nossos filhos e educandos.

O seu filho, ou a sua filha, merece que o faça!

APETEL / Direcção

( Clicar na imagem para aumentar )

4 comentários:

Unknown disse...

Bom dia a todos os pais da Escola EB2/3 Dr. Costa Matos (será que todos os pais sabem que o nome da escola foi mudado?). Estive presente na Assembleia Geral de Pais no passado dia 16 de Novembro e desgostosamente verifiquei que de cerca de 700 a 800 pais que a escola tem como inscritos os seus filhos estiveram presentes cerca de 10 fora a lista apresentada para eleição da nova época 2009/2010. A convocatória para esta Assembleia apareceu no placard atrás da nova portaria e na entrada para o polivalente cerca de 10 dias antes, mas como são sítios com pouca visibilidade ou que não entram os pais com frequência chegou-se ao dia da Assembleia e posso dizer á vontade que poucos pais sabiam. Os papelinhos mandados na pasta dos alunos apareceram tarde e a más horas assim como os SMS. Esta falha de comunicação com os pais denota por sua vez falhas de comunicação dentro da escola e da Associação de Pais com a escola, que não estando atenta ao conhecimento, ou não, dos pais parece que não teve a insistêcia necessária para a escola comunicar aos pais com a devida antecedência, pois os pais têm a seu planeamento profissional e familiar feito e não é na última da hora que se avisa uma reunião tão importante, porque ao fim ao cabo a lista apresentada auto elegeu-se pelo que a sua representatividade será legítima?
E depois dizem que os pais não aparecem na escola! Os pais têm o dever de aparecer na escola, no entanto, têm o direito de ser informados não só para saber das notas e do comportamento escolar dos filhos, mas também que existe uma associação de pais a quem podem recorrer e ser representados nas decisões que implicam a vida escolar dos filhos.
É pena de ambos os lados, mas mais grave do lado de uma associação que se pretende representar pelos pais, não informá-los atempadamente e antecipadamente das decisões a tomar.
Desta reunião e da equipa que se elegeu ficou prometido informar os pais do plano de acções a tomar ao longo do ano perante aos alguns problemas da escola e objectivos futuros a implementar. Eu estou atenta e espero que não tenha sido sómente uma promessa.
Paula Dias
(uma mãe atenta)

Unknown disse...

Só um pequeno comentário:

"a lista apresentada auto elegeu-se pelo que a sua representatividade será legítima?"

D. Paula Dias ( uma mãe atenta ), estive nesta assembleia e não me lembro da Srª ter levantado o problema, ficava-lhe bem ser frontal.....mas aproveito a oportunidade para lhe sugerir o seguinte:
No próximo ano, construa uma lista, que já evita os problemas de legitimidade e representatividade.

J. Oliveira ( um pai atento )

Unknown disse...

Boa tarde,
Para que todos os pais da Escola EB2/3 Dr. Costa Matos tenham conhecimento, nesta Assembleia o meu voto foi de abstenção, não só por a lista se apresentar sem um plano de acção para o ano 2009/2010 e portanto não pela composição dessa lista, mas pela ausência de algo que desse conhecer aos presentes, isto é, objectivos a realizar para melhorar a vida escolar dos nossos alunos. Quanto à problemática da representatividade essa questão foi posta no local e discutida, se se lembra pai Joaquim, no sentido de a maior parte dos pais não terem conhecimento da realização da Assembleia e as justificações foram de um modo tão displicente como que se a ausência dos pais já seja tão natural para os representantes repetentes, que nem vale a pena fazer algum esforço.
E não é por ter uma ou mil listas que evita ( ou resolve queria dizer) a representatividade, mas sim 10 dos pais (mais 15 da lista) de cerca de 800.
Sim, estarei sempre atenta e agradeço que o reconheçam.
(espero que os comentários não sejam de carácter despiciendo para os pais que querem participar de forma positiva, mas sim construtivos para os levar a serem interessados na vida escolar dos seus filhos)
Paula Dias
(uma mãe sempre atenta)

Anónimo disse...

JÁ PENSARAM QUE SE CALHAR FOI PROPOSITADO, PARECE-ME QUE UMA CONVOCATÓRIA PARA UMA ASSEMBLEIA TEM QUE SER INFORMADA COM 8 DIAS UTEIS DE ANTECEDÊNCIA POR ESCRITO. SENÃO NÃO PODE SER REALIZADA, MAS PARA ISSO DEVE HAVER ESTATUTOS, CONSULTEM A ASSOCIAÇÃO DE PAIS QUE DEVE FORNECER ISSO.